sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Oportunidade: mercado de trabalho para auditores está em ascensão

O mercado de trabalho para auditores encontra-se em ascensão, sobretudo nas áreas de negociação de compra e venda de empresas e mercado de capital, conforme avalia o gerente executivo da PP&C Auditores Independentes, Tomaz da Silva.

Silva observa que está havendo um aumento no volume de empresas pequenas que estão sendo adquiridas por organizações maiores, processo que envolve a área de auditoria. Esta área é responsável por avaliar os riscos da aquisição e proporcionar maior tranquilidade e segurança tanto aos compradores quanto aos vendedores.

Compra e venda de empresas
As empresas de Auditoria atuam no sentido de garantir que não haja surpresas negativas após uma organização comprar uma outra menor. A atividade do auditor é se certificar que a empresa adquirida esteja livre de ônus financeiro, ou ainda de contingências de qualquer natureza, seja trabalhista, ambiental, tributária, civil ou mesmo criminal.

Ao mesmo tempo, seu trabalho confere ao comprador a tranquilidade de estar adquirindo uma organização a um Preço justo. Ainda, o comprador se beneficia pelo fato de estar ciente de todos os riscos envolvidos ao optar por dar continuidade ao processo de compra.

A atuação do auditor também é interessante para os vendedores, pois com a maior transparência no processo de venda ele se resguarda de futuros questionamentos em relação ao Preço estipulado e às operações vendidas.

Mercado de capitais
Outra área de atuação dos auditores, em franca expansão, é a de mercado de capitais. Como o Brasil encontra-se em claro processo de maturação deste segmento, cada vez mais oportunidades são oferecidas aos auditores.

Se por um lado na Europa e nos Estados Unidos os cidadãos se interessam e se envolvem com o mercado de Capital desde cedo, investindo em ações com a finalidade de garantir sua aposentadoria, no Brasil a realidade é outra.

Para o brasileiro poupar sempre foi uma tarefa complicada, e quando podia se dar ao luxo de guardar algum dinheiro, recorria apenas a poupança, mas, segundo Silva, isso está mudando.

Nesse sentido, Silva lembra que quando o dinheiro do cidadão comum e de investidores circula livremente na economia, passando rapidamente e constantemente de uma empresa para outra a atuação da Auditoria é de intermediário deste processo. Sua atuação de intermediário vai ser útil para garantir que não haja conflito de interesses entre as partes envolvidas.

Requisitos do auditor
Silva observa que os interessados pela carreira na área de Auditoria devem ter disponibilidade para viagens, saber se relacionar com pessoas de diferentes idades, personalidades e culturas, não gostar de rotina e se interessar por aprendizado rápido e constante.

A carreira de Auditoria pode proporcionar rápido crescimento e ascensão profissional, sobretudo para profissionais interessados no trabalho e que não se limitam a executar o que foi pedido.

É essencial que o profissional desta área tenha qualificação desde a base. Nesse sentido, os programas de trainee são interessantes para o desenvolvimento da carreira, contribuindo com a formação de líderes para o futuro, finaliza Silva.

Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes: