quarta-feira, 7 de julho de 2010

Diversas Matérias - Classe Contábil

Contabilistas conseguem prorrogar prazo de entrega da DIPJ 2010



Resultado da mobilização da classe contábil de todo o país, a Receita Federal do Brasil prorrogou para 30 de julho o prazo de entrega da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ 2010).
No Ceará, o CRC enviou ofício à RFB, solicitando o adiamento da data limite para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica Lucro Presumido e do Sped Contábil, atendendo ao grande número de manifestações da classe.
De acordo com o presidente do CRC-CE, Cassius Coelho, "uma série de fatores vinham comprometendo seriamente o andamento do processo, como a ocorrência de congestionamento no sistema utilizado, a grande demanda de contribuintes que procuram a certificação digital para entrega da DIPJ que ainda não foram habilitados, e o fato de a Receita Federal do Brasil não estar aceitando o agendamento para procuração, o que agilizaria os trabalhos, entre outros".
Com a obtenção do novo prazo, é fundamental que toda a classe contábil e empresarial procure agilizar os procedimentos de emissão de certificados digitais, bem como a preparação das declarações para que não haja problemas ao final do mês de julho.
O presidente do CRC-CE lembra que "apesar da dilatação no prazo para a entrega da DIPJ, ainda há um pleito que não foi atendido relacionado à entrega do SPED Contábil". O CRC-CE, em conjunto com as demais entidades contábeis do Estado e do Brasil, estão se articulando para pleitear, junto à RFB, um novo prazo sem a incidência de multas. De acordo com Cassius, "muitas empresas e contabilistas estão prejudicadas por não terem conseguido atender em tempo hábil a exigência".

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CFC e CFOAB fiscalizarão contas das campanhas eleitorais
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) assinaram, dia 18, um Protocolo de Intenções que visa, entre outros objetivos, à transparência e à legalidade nas prestações de contas das campanhas eleitorais. O documento foi subscrito pelos presidentes do CFC, Juarez Domingues Carneiro, e do CFOAB, Ophir Filgueiras Cavalcante Junior.
Este é um ato considerado histórico por ambos os presidentes das classes, já que é a primeira vez que o CFC e o CFOAB assinam um convênio para a realização de trabalho conjunto. A assinatura do protocolo ocorreu durante a Sessão Plenária do Conselho Federal de Contabilidade, que contou com a presença dos conselheiros do CFC e também dos 27 presidentes e diretores dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).
O objetivo principal da proposta é estimular a participação e o espírito de responsabilidade social dos profissionais do Direito e da Contabilidade, visando à transparência e à legalidade nas prestações de contas das campanhas eleitorais dos candidatos que concorrem aos cargos de Presidente da República e de Governadores de Estados e, ainda, dos seus respectivos partidos políticos.
No Ceará, com o protocolo assinado, o presidente do CRC-CE, Cassius Coelho e o Presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, já estão agendando encontro para discutir como as entidades irão mobilizar seus associados e definir as diretrizes para colocar o projeto em prática.
Segundo o presidente do CFC, as atividades serão realizadas por meio de ações preventivas no cumprimento formal e legal das prestações de contas. "Toda as orientações serão fornecidas pelos dois conselhos, por meio de cartilhas e treinamentos, àqueles que irão trabalhar no processo eleitoral, à sociedade em geral e aos demais segmentos que necessitam de informações acerca da prestação de contas nas campanhas eleitorais", avisa.
Para o presidente do CFOAB, Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, "esse momento vem ao encontro de toda a história da Ordem dos Advogados do Brasil no sentido de lutar por esta nova política". Ainda segundo Ophir, "o protocolo de intenções somará esforços para, em primeiro lugar, levar alguns aspectos didáticos e pedagógicos à sociedade e, também, se houver possibilidade, ensinar como fazer a fiscalização das contas dos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais".
Para Cassius, "é fundamental que haja um resgate na credibilidade dos políticos no Brasil e não há outra alternativa para isso sem a abertura e transparência nas contas de campanhas e partidos, possibilitando à sociedade entender de onde vem os recursos investidos e doados pelas empresas. Com o trabalho, queremos contribuir com ações preventivas, coibindo abusos que porventura possam ocorrer, orientando candidatos e partidos sobre os aspectos legais e necessários para uma correta aplicação dos recursos e prestação de contas".
Uma comissão do CFC já foi constituída para trabalhar no projeto. Integra a comissão o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Enory Luiz Spinelli; o conselheiro do CFC, Joaquim de Alencar B. Filho; a diretora do CFC, Elys Tevânia Carvalho; e os coordenadores da entidade César Roberto Buzzin, Eunice Rosa de Melo, Ludmila Mello e Rodrigo Magalhães
O projeto traz como proposta:


Incentivar o engajamento de forma organizada dos integrantes das classes contábil e advocatícia nas ações preventivas, para a obtenção dos melhores resultados nas prestações de contas das eleições de 2010.


Estimular a participação dos profissionais da Contabilidade e do Direito no apoio contábil e jurídico aos partidos políticos e aos próprios candidatos por meio de sensibilização, divulgação e palestras sobre o processo de prestação de contas e a legislação vigente em nível nacional, destacando sua relevância para um país politicamente mais ético.
Subsidiar, com informações técnicas e jurídicas, os candidatos e os partidos políticos, em parceria com os órgãos institucionais, para a transparência e a legalidade das prestações de contas.
Estimular a participação voluntária a toda e qualquer organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tenha por objetivo a transparência para a melhoria da credibilidade política.
Divulgar o projeto em nível nacional, destacando sua relevância para um país politicamente mais ético.
Com informações da Comunicação CFC
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Seminários Regionais começam pela região Centro Norte

Será no dia 24 de julho, o primeiro Seminário Regional do CRC-CE. O primeiro desta série de eventos dedicados especialmente para aprofundar o conhecimento técnico de profissionais e estudantes do interior do Estado, acontece na cidade de Crateús, na região Centro Norte do Estado, que reúne mais de 200 contabilistas.
A programação contará com palestras sobre Planejamento Tributário, Sped e NF-e, IFRS, Previdência e Retificações, FGTS/SEFIP 8.4. Já estão confirmados como palestrantes o presidente do CRC-CE, Cassius Coelho; o conselheiro do CRC-CE, José Batista Maciel Neto; o Auditor Fiscal da Previdência Social, Gilson Meneses; Francisco Vinícius de Souza Nobre, especialista em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista e o presidente de APCEC, Marcelo Avelino.
O calendário de Seminários vai até outubro deste ano, passando pelas regiões Centro Norte, Metropolitana, Cariri, Ibiapaba, Jaguaribe, Norte e Sertão Central, envolvendo cerca de 3.000 contabilistas.
O evento ocorrerá na sede da Delegacia do CRC-CE em Crateús (Rua Antônio Catanduva, 583 - São Vicente, Crateús). Mais informações pelo telefone (85) 3455-2903/ 2904/ 2905.
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Posse do Delegado do CRC em Tauá será amanhã, dia 8

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará realiza nesta quinta, dia 8 de julho, a solenidade de Posse do Delegado do CRC-CE na cidade de Tauá, contador Francisco Valmir Ferreira Lima. Na oportunidade, o presidente do CRC-CE, Cassius Coelho irá ministrar palestra sobre o Sistema Público de Escrituração Digital - SPED. O evento ocorrerá às 16 horas, na Câmara Municipal de Tauá (Rua Silvestre Gonçalves, 80, Centro Tauá-CE).


Confirme sua presença pelo telefone 88 3437-2972, 9912-1434, valmir_flima@hotmail.com.
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Inauguração e Posse da Delegacia de Nova Russas


O CRC-CE irá inaugurar nesta sexta, dia 9 de julho, a nova sede da Delegacia de Nova Russas, localizada na Rua Dr. Almir Farias, 522, Centro, Nova Russas/CE. Na oportunidade, haverá também a inauguração e implantação do Posto Avançado do CREA e do Escritório de Atendimento do Sebrae.
A data marca também a posse da Delegada do CRC-CE no município, Khysthyanne Rodrigues Jorge.
A cerimônia de posse terá início às 18 horas, na Câmara Municipal de Nova Russas (Rua Manoel Peixoto, 170, Centro - Nova Russas/CE). De lá, os convidados seguem para a inauguração do Posto da Delegacia do CRC em Novas Russas, prevista para às 19h30.

Mais informações pelos telefones (88) 3672-0169 ou 9600-2627.

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Curso de Perícia abordará aspectos legais da LRE


O CRC-CE, em parceria com a FBC-CE, CFC, SESCAP e APCEC, realizará no dia 9 de julho, o curso "Perícia - Aspectos Legais da Lei de Recuperação de Empresas e a Responsabilidade do Contador". A capacitação será ministrada pelo contador Francisco Marcelo Avelino Junior, Mestre em Ciências Contábeis pela UNB-DF, professor da UNIFOR e da FA7, empresário contábil e presidente da APCEC.

No programa, assuntos como: empresas em fase de recuperação judicial e extrajudicial; aspectos legais da Lei de Recuperação de Empresas; habilitação de credores; papel do administrador judicial e do contador face à LRE. Os participantes também aprenderão como elaborar um Laudo Econômico Financeiro e como fazer o cálculo e atualização das dívidas de acordo com os dispositivos vigentes.

O curso ocorrerá de 8h às 18h, na sede do CRC-CE e contará pontos para o Programa de Educação Profissional Continuada, conforme disposto na Resolução CFC Nº 1146/08. O investimento é R$ 50,00 para profissionais e R$ 25,00 para estudantes. As vagas são limitadas.

Mais informações: 85 3455-2904.
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Seminário IFRS para PME

As Normas Internacionais de Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas foram emitidas em 2009. Uma importante vitória para milhões de pequenas e médias empresas em todo o mundo. Para discutir os principais aspectos no processo de convergência das Normas Internacionais de Contabilidade e a inserção do Brasil no processo através do CPC-, o CRC-CE, o Instituto Fa7, o IBEF e o Sebrae promovem o Seminário IFRS para PME.

O evento será dias 12 e 13 de julho, de 8 às 17h, no Auditório do Sebrae (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema, Fortaleza-CE) e terá como palestrantes o professor Edmir Lopes de Carvalho (FIPECAFI e FIA - FEA/USP e MBA da FGV Management e da Universidade Presbiteriana Mackenzie) e o diretor da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade - ANEFAC, Charles Holland (Chair do Comitê de Governança Corporativa).

O investimento é R$ 130,00. Filiados ao CRC e IBEF e alunos da Fa7 terão 15% de desconto. Mais informações 4006-7669 ou no e-mail institutofa7@7setembro.com.br.

O evento contará pontos para o programa de educação profissional continuada do CFC.

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Ética empresarial e governança corporativa é tema de encontro em Fortaleza

"Sinergia para conduzir e superar". Com este objetivo, o Ambiente Empresarial 2010 está chegando com força total. A exemplo dos anos anteriores, o evento abordará as tendências para o setor de serviços, este ano através do tema "Ética e Governança Corporativa como Vantagem Competitiva na Gestão de Serviços". Personalidades do cenário nacional estarão presentes nos dias 15 e 16 de julho, como o presidente do PPS, Roberto Freire; o contador e advogado Marcos Viveiros, o presidente do IBEF-CE (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), Sérgio Melo; Mário Mateus, contador e consultor empresarial; e o psicólogo e consultor em Gestão Empresarial, Waldez Ludwig, especialistas que trarão palestras de impacto para os participantes.

Além destes atrativos, será entregue o Prêmio Perfil Gestor 2010, que premiará empresas que se destacaram no setor de serviços no ano de 2009 pela Excelência na Gestão, Empreendedorismo e Responsabilidade Socioambiental.

"O Ambiente Empresarial, além de ser uma grande oportunidade de debater, trocar e adquirir conhecimentos, é também um momento de reconhecimento à dedicação e competência de empresas e instituições que contribuem com a consolidação socioeconômica de todo o setor de serviços", explica o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SESCAP-Ceará), Carlos Mapurunga.

O local da terceira edição do evento, que é uma realização SESCAP-Ceará com patrocínio do CRC-CE, será o Centro de Convenções do Hotel Praia Centro (Fortaleza). A expectativa da organização do evento é reunir mais de 500 profissionais e lideranças do setor de serviços.

As inscrições podem ser feitas através do site www.sescapce.org.br, pelo telefone (85) 3261.1111 ou ainda pelo e-mail ae2010@ikone.com.br. O valor para associados, clientes de associados SESCAP e estudantes, é de R$ 75,00; para contabilistas registrados no CRC, a taxa é de R$ 120,00; já os não-associados pagarão R$ 150,00. A organização preparou também um pacote especial: a cada cinco inscrições efetuadas, a sexta é gratuita.

Com informações do Sescap-CE

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Sua Empresa Está Preparada para o SPED Fiscal e NF-e?

O CRC-CE promoverá no dia 15 de julho, o curso "Sua Empresa Está Preparada para o SPED Fiscal e NF-e?", para contabilistas e estudantes de Maracanaú, ministrado pelo presidente do CRC-CE, Cassius Coelho.

O curso dará uma abordagem geral sobre os principais aspectos relacionados à Escrituração Fiscal Digital, tais como Legislação, Obrigatoriedades, Livros Abrangidos, Recomendações para Implantação, Penalidades, Geração do Arquivo e Validação no PVA.
O programa também irá abordar aspectos relacionados à Nota Fiscal Eletrônica onde será tratado sobre os objetivos, pré-requisitos, obrigatoriedades, credenciamento, passos fundamentais para implantação, geração do arquivo, validação, autorização, transmissão, circulação da mercadoria, Danfe, bem como uma visão geral sobre os impactos e mudanças nos cenários fiscais e tributários das empresas e contabilistas.
O evento ocorrerá na Câmara de Vereadores de Maracanaú (Rua Luiz Gonzaga Honório de Abreu, s/n - Parque Antônio Justa - Próximo ao Fórum Trabalhista).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Delegacia do CRC-CE de Maracanaú (Av. Dr. Mendel Steinbruch, 2290, Distrito Industrial - Maracanaú), com o delegado José Henrique de Sousa ou pelos telefones 85 3293-1308/ 3297-1550/ 8836-2619 e e-mail: jhservo@hotmail.com.

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Delegado do CRC em Iguatu será empossado


O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará realiza no sábado, 17 de julho, a Solenidade de Posse do Delegado do CRC-CE na cidade de Iguatu, contador José Alves Neto. O evento será às 10 horas na Câmara de Vereadores do Município de Iguatu ( Rua Santos Dumont, s/n -Centro- Iguatu - CE).
Mais informações pelos telefones (88) 3581-4258 / (88) 8837-2210.


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Palestra irá destacar Legislação e Práticas Trabalhista

Abordar os procedimentos teóricos e práticos da legislação e práticas trabalhistas. Pensando nisso, CRC-CE, FBC-CE e SESCAP promovem dia 22 de julho, a palestra "Legislação e Práticas Trabalhistas", ministrada pelo Prof. Aristeu de Oliveira. O evento será de 18h30 às 21h30 na sede do CRC-CE.

O conteúdo irá abordar tópicos relevantes como o sistema e registro de ponto eletrônico, horário de trabalho, jornada de trabalho e período de descanso. As inscrições são limitadas e podem ser feitas na sede do CRC-Ceará.

Há duas opções de inscrição à sua escolha. No primeiro, o investimento é R$ 50,00 e cada participante receberá um exemplar do livro "Cálculos Trabalhistas: Contribuição Sindical, Décimo Terceiro Salário, Férias, Folha de Pagamento, Rescisão do Contrato de Trabalho, Saques do FGTS Relativos ao Aposentado em Atividade Laboral, Vale-Transporte", 21º edição (2010). Na segunda opção, o investimento é de R$ 85,00 com direito ao livro "Manual de Prática Trabalhista", 44º edição (2010).

Sobre o palestrante: Aristeu de Oliveira é administrador de empresas, pós-graduado em Recursos Humanos. Ministra cursos empresariais e seminários desde 1984. Professor de cursos empresariais, ministrando cerca de 400 cursos abertos e 300 in company, nas áreas trabalhista e previdenciária. Mais de vinte obras publicadas. Essas obras são adotadas por universidades, departamento de recursos humanos, contábeis, jurídico, tributário, departamento de pessoal e entidades de classe. Responsável por Recursos Humanos da Editora Atlas S.A.

Mais informações pelos telefones 85 3455-2903/ 3455-2904 e-mail eventos@crc-ce.org.br.

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CRC-CE prestigia inauguração do novo prédio da Secretaria da Fazenda


Na última quinta, 1º de julho, o secretário da Fazenda, João Marcos Maia, inaugurou o Anexo 4 da Secretaria da Fazenda, situado na avenida Alberto Nepomuceno, 77. O presidente do CRC-CE, Cassius Coelho, juntamente com o conselho diretor do órgão, conselheiros, presidentes e diretores das entidades da classe contábil prestigiaram a solenidade.

Fechado desde 1995, o prédio foi totalmente reformado para abrigar o Contencioso Administrativo Tributário (CONAT), a Corregedoria da SEFAZ (COSEF), a Coordenadoria de Pesquisa e Análise Fiscal (CEPAF), a Coordenadoria de Execução Tributária (COREX), o "Call Center" e o Centro Integrado de Informações e Operações Fiscais (CIOF), sendo esta a unidade responsável, em breve, pelo monitoramento dos postos fiscais existentes no Estado.

Um dos marcos da arquitetura moderna cearense, o antigo prédio do "Centro dos Exportadores", como era conhecido, já abrigou a sede do extinto Banco do Ceará (Bancesa). Projetado pelo arquiteto José Neudson Braga, o imóvel de 3.120m² de área construída (térreo mais seis andares superiores), encontra-se próximo a outras obras grandiosas de Fortaleza, como o "Palácio Coronado" e o "Palácio do Progresso", no centro da cidade.

Em maio de 2004, o Governo do Estado declarou que o "Centro dos Exportadores" deveria se tornar patrimônio histórico material do Ceará por abrigar o painel artístico "Os Estivadores", de cerca 63 m², com uma suave ondulação em destaque, constituindo-se em umas das obras mais significativas do período modernista cearense de autoria do artista plástico Zenon Barreto.

Instalado na lateral esquerda da nova sede da Sefaz, o painel foi inteiramente restaurado para preservar sua originalidade, sendo utilizadas pastilhas foscas de porcelana (2cm X 2cm), compreendendo 12 cores. Na reforma do "Centro dos Exportadores" o Governo do Estado investiu R$ 4 milhões, sendo a obra uma iniciativa de valorização e resgate do patrimônio cultural cearense.

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Novos cursos serão promovidos para atender demanda do interior
Na última semana, o vice-presidente de Integração Estadual do CRC-CE, Avelar Gomes e a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Clara Germana Gonçalves, participaram de reunião com os delegados e coordenadores regionais do CRC na Região do Jaguaribe, para discutir ações de capacitação para o interior do Estado.

Participaram do encontro, Célio Maurício, coordenador do CRC-CE no Vale do Jaguaribe; Lúcia de Fátima, delegada CRC em Aracati e Maria Zulmira Faheina, delegada CRC em Limoeiro, além da chefe do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Annie Clívia.

Na ocasião, foi apresentada a necessidade de cursos para os contabilistas da região, como: FAP/FCONT; ICMS - Regimes Especiais; Contabilidade para microempresas; Legislação Previdenciária; DCTF e DACON; Trabalhista e IR - Lucro Presumido. A programação destes cursos será apresentada em breve.

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Crateús: contabilistas participam de treinamento sobre Nfe



No último dia 24 de junho, os contabilistas de Crateús participaram de treinamento sobre a nova modalidade Nfe de Serviços. A iniciativa visa atender ao Decreto Municipal Nº 539, de junho de 2010, que regulamenta a instituição do gerenciamento eletrônico do ISSQN - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, a Escrituração Econômico-Fiscal e a emissão de Documento de Arrecadação Municipal - DAM, por meios eletrônicos, que estabelece obrigações acessórias relativas ao ISSQN e dá outras providências.

Na oportunidade, o delegado do CRC-CE em Cratéus, Flávio Gusmão, convidou todos os presentes a participarem do XII Seminário de Crateús, a ser realizado dia 24 de julho, destacando a importância de reuniões e encontros para troca de conhecimentos entre a classe contábil.

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Governo prepara sistema para acompanhar despesas públicas

O Sistema de Custo do Governo Federal, Sic-Gov, será lancado em agosto durante o I Congresso sobre Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, previsto para os dias 30 de agosto a 2 de setembro em Brasília. O Sic-Gov tem como objetivo avaliar o custo dos programas do governo para melhorar a gestão das despesas públicas. Em gestação há mais de dois anos nos Ministérios da Fazenda e Planejamento, o sistema será usado por todos os ministérios para avaliar custo dos programas, atividades e órgãos da administração direta do governo federal. A ideia é dar um salto de qualidade na política fiscal do governo com uma melhor gestão das despesas públicas.

O sistema permite medir os custos de cada atividade do governo, com uma metodologia de contabilidade criada especialmente para cruzar dados financeiros dos gastos (de quanto custou um serviço, por exemplo) e quantitativos (quantidade de bens e serviços adquiridos). A avaliação extrapola a mera contabilização do valor das despesas pagas, como é feito hoje com base apenas na análise das fases do orçamento: dotação, empenho, liquidação e pagamento.

"Vamos transformar em custo a informação que hoje é apenas de despesa orçamentária", explicou o ministro interino da Fazenda, Nelson Machado, que comanda a implantação do sistema. Segundo ele, identificar o custo real de todas as despesas públicas é hoje uma necessidade para a administração da política fiscal, prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.

"Despesa é diferente de custo. Precisamos deixar de fazer análise de elevador dos gastos, se diminuiu ou aumentou, que não diz nada para o gestor", ressaltou Machado. Para ele, a qualidade da política fiscal não pode ser avaliada somente com base na execução de superávit primários das contas públicas.

Remédios. Para explicar a diferença entre custo e despesa, o secretário deu como exemplo a compra de remédios pelo Ministério da Saúde. Em determinado período, o governo compra e paga um R$ 1 bilhão por uma quantidade de remédios, que, no entanto, não chegaram a ser utilizados no ano da compra. Os remédios ficaram no estoque. A despesa é justamente o valor dos remédios e o custo deve se contabilizado quando eles efetivamente forem usados.

Sem aferição dos custos, disse Machado, não tem como o administrador ser avaliado adequadamente. O administrador do ano seguinte ao da compra dos remédios não é mais eficiente do que aquele que não comprou os medicamentos. Dessa forma, explicou ele, o governo terá uma referência mais precisa para poder reduzir seus custos, melhorando sua produtividade.

A vantagem do sistema, destacou Machado, é que não introduz informações novas, mas trabalha de forma mais eficiente com os bancos de dados do governo já existentes.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, antecipou há duas semanas, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o lançamento do sistema, chamando atenção para a necessidade, neste momento de crescimento da economia brasileira, de o governo fazer uma avaliação mais apurada dos gastos públicos.

Além do aumento das despesas correntes, uma das críticas dos analistas econômicos em relação à política fiscal do governo é a de que o governo gasta mal.

Com informações do Estado de S. Paulo.


A Batalha Continua


Tivemos um final de mês de junho bastante agitado com o volume de obrigações acessórias e exigências que tiveram seus prazos expirados em 30 de junho.

Longas filas se formaram nos diversos postos de atendimento da certificação digital, tecnologia que passou a ser exigida para assinatura dos arquivos que seriam ou serão entregues a Receita Federal, forçando que muitos contabilistas e empresas adquirissem e validassem tais certificados para atender aos prazos.

Foram dias tensos e desgastantes para todos os envolvidos, haja vista que muitos deixaram para buscar atendimento nos últimos dias. Procuramos adequar a estrutura dos postos de atendimento da certificação instalado no CRC em parceria com o Sescap, com vistas a dar vazão a enorme procura que se apresentou, no entanto, todos os esforços não foram suficientes, pois a quantidade de contabilistas, e principalmente de sócios de empresas era enorme.

Paralelo ao esforço de atender aos profissionais que buscaram validar seus certificados, buscamos junto aos órgãos competentes um maior prazo para a entrega da DIPJ e do SPED Contábil, pois entendemos que as mudanças impostas pelo fisco foram em uma velocidade tamanha que ficou praticamente impossível acompanhar todas elas.

Para o alívio de todos nós, por volta de 17hs do dia 30 de junho, começaram a surgir as primeiras notícias sobre o adiamento do prazo da DIPJ para 30 de julho, logo confirmadas pela RFB e divulgadas à classe através dos e-mails. Fica aqui um questionamento que faremos oportunamente aos responsáveis pelas decisões e que podem nos dar alguma explicação: Porque esperar até o último instante para anunciar um adiamento no prazo de uma obrigação que visivelmente estava impossível de ser atendido, causando enormes transtornos aos contabilistas e contribuintes?

Nossa luta por melhores condições de atendimento às inúmeras exigências ainda não acabou, primeiramente continuamos tentando mais algum prazo para a entrega do Sped Contábil, que teve sua data mantida para 30 de junho e que temos conhecimento de muitas empresas que não conseguiram enviar os arquivos, seja por problemas na geração do arquivo, seja por não ter tempo de concluir a escrituração contábil ou por não ter conseguido emitir os certificados digitais a tempo, recaindo sobre os contabilistas as pesadas multas pelo não cumprimento das obrigações.

O objetivo de falar sobre os problemas ocorridos é buscar que façamos uma reflexão sobre o momento atual que a classe contábil vive e incentivar a todos para que busquemos entender tudo o que está acontecendo e com isso possamos avaliar que atitudes e posturas precisam ser incorporadas pelos contabilistas para que possamos sobreviver exercendo nossa profissão com alguma tranquilidade.

Não se concebe mais continuarmos prestando os serviços da forma como fazíamos antes, cobrando muitas vezes honorários mínimos, tendo as responsabilidades cada vez maiores e com um risco do negócio elevadíssimo. Não se concebe mais deixar para avisar em cima do prazo aos clientes sobre as necessidades impostas pelo fisco, muitas vezes com receio de ser mal interpretado ou perder o cliente, assumindo um ônus que não é nosso.

Os tempos são outros e o profissional da contabilidade precisa entender que é preciso esforço coordenado, com o apoio também cada vez mais constante das entidades, para que busque se capacitar diante de tantas mudanças e novidades, sob pena de não conseguirmos acompanhar as transformações e nos mantermos competitivos no mercado.
Cassius Coelho

Presidente do CRC-Ce

Agenda Julho:


5 a 8/07 - Curso CRC: legislação ICMS: modulo 1 - 1º turma

7/07 - Sessão plenária

8/07 - Posse delegado Tauá e palestra SPED

9/07 - Posse e inauguração delegacia Nova Russas

9/07 - Curso perícia (CRC)

12 e 13/07 - Seminário IFRS para PME (local sebrae)

12 a 15/07 - Curso CRC: legislação ICMS: modulo 1 - 2º turma

12 a 15/07 - Curso CRC: legislação ICMS: modulo 2 - 1º turma

15 e 16/07 - Ambiente Empresarial


Até dia 30 - Contabilistas podem requerer registros



Técnicos em Contabilidade e bacharéis em Ciências Contábeis que tenham concluído seus cursos em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC podem requerer o registro profissional até o dia 30 de julho próximo. A partir de 2 de agosto de 2010, o registro só será feito para quem se submeter e for aprovado no exame de suficiência, que será realizado no segundo semestre em data a ser marcada.


Fonte: Diário do Nordeste



Editoria: Economia

Data: 3/07/2010

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Seminários

A partir de julho, o Conselho Regional de Contabilidade inicia uma série de seminários regionais, que abordarão temas como Planejamento Tributário, Sped e NF-e, IFRS, Previdência e Retificações, FGTS/SEFIP 8.4. Os eventos serão realizados nas regiões Centro Norte, Metropolitana, Cariri, Ibiapaba, Jaguaribe, Norte e Sertão Central, envolvendo cerca de 3 mil contabilistas.



Fonte: Diário do Nordeste

Editoria: Regional - Satélite

Data: 3/07/2010


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Expediente

Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará - CRC-CE

Av. da Universidade, 3057, Benfica, Fortaleza/CE, CEP - 60020-181 - F. (85) 3455.2900 - conselho@crc-ce.org.br - www.crc-ce.org.br

Presidente: Cassius Régis Antunes Coelho

Produzido pela Assessoria de Comunicação do CRC-CE

Coordenador: Liduino Herculano

Jornalista Responsável

Simplicia Vianna Sinibaldi (MTE 1711 JP-CE)
assessoria@crc-ce.org.br

Projeto Gráfico, diagramação e Gestão de Conteúdo

CQueiroz Comunicação

Fotos: Carlos Eugênio

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