sexta-feira, 25 de maio de 2012

Contribuinte já pode saber se declaração do IR tem erro

Os contribuintes já podem consultar a situação da sua declaração do Imposto de renda deste ano no site da Receita Federal. Em caso de problemas, é possível saber o que precisará corrigir com uma declaração retificadora.


O acesso aos dados pode ser feito pelo sistema e-CAC (centro virtual de atendimento ao contribuinte).

Segundo o supervisor do IR da Receita, Joaquim Adir, todas as declarações entregues até o dia 30 de abril já estão disponíveis no sistema.

"Se faltou alguma declaração, será algo pontual", diz.

Para documentos que não apresentarem problemas, aparecerá a mensagem "em processamento" --o que significa que ela já passou pela análise e não caiu na malha fina.

Se houver algum problema, aparecerá a expressão "Com pendências".

Para contribuintes que têm imposto a pagar e que já começaram os pagamentos das cotas a mensagem informada será que a declaração foi "processada". O mesmo vale para quem tem mais de 60 anos e que deverá receber a restituição no primeiro lote.

A mensagem, entretanto, não irá aparecer para todos os contribuintes que irão receber no primeiro lote.

PENDÊNCIAS

Se a declaração do contribuinte tiver algum erro, o sistema mostrará a mensagem "com pendência".

O próprio programa e-CAC apontará as divergências, que deverão ser corrigidas por meio de uma declaração retificadora.

Segundo a Receita, a maior parte dos problemas refere-se a divergências nos rendimentos recebidos de PJ --como quando o contribuinte faz algum bico e esquece de informar o recebimento do dinheiro.

Para acertar as falhas, é preciso enviar uma declaração retificadora com os dados corrigidos.

A Receita pagará o primeiro lote de restituição em junho. Têm prioridade contribuintes com mais de 60 anos e aqueles que entregaram o IR nos primeiros dias.
Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário