segunda-feira, 25 de abril de 2011

Palestras em comemoração ao dia do Contabilista agradam alunos



Em comemoração ao dia do Contabilista, dia 25 de abril, a coordenação do curso de Ciências Contábeis promoveu duas palestras com temas relevantes para os acadêmicos do referido curso. O aluno Glaison Uchoa, 6º semestre, ressaltou que as palestras foram “importantes para quem vai iniciar a carreira profissional, porque deu uma visão geral da profissão”. A estudante Sheila Azevedo, 7º semestre, concorda com Glaison e elogia a palestrante Augusta Barbosa por falar sobre o mercado de trabalho de “forma simples, com uma linguagem clara e direta”.

O coordenador do curso, professor Robério Vidal, fez um resumo sobre as duas palestras para os alunos que não participaram do evento:


Palestra 1: Padronização as Normas Internacionais: o que realmente mudou na Legislação Brasileira

Palestrante: Pretextato Salvador Quaresma G O Mello

Falou que o Brasil vem se destacando no cenário internacional das normas contábeis expedidas pelo IASB, processo no qual se encontram atualmente mais de 130 países, e que o BRASIL está apresentando particular agilidade na adoção da IFRS (International Financial Reporting Standard) para PMEs, trabalho que envolveu inicialmente a tradução do conteúdo para o português. Consciente da importância para o ambiente empresarial o Conselho Federal de Contabilidade - CFC organizou um extenso programa de divulgação, iniciado em parceria com BNDES, em agosto de 2010 e que vem desenvolvido em seminários regionais, destaca o contabilista Pretextado, que realiza palestras em alguns desses eventos.

Abordou ainda a relevância da adoção de um padrão das demonstrações contábeis comum, transparente e de alta qualidade que permita comparações entre empresas, instrumentos que possam em futuras associações atrair investidores estratégicos ou se tornarem empresas listadas em bolsas de valores e para tanto os profissionais devem estar atentos a todas mudanças do mundo global.


Palestra 2: Perspectiva da Profissão Contábil - o que o mercado espera dos profissionais de contabilidade

Palestrante: Francisca Augusta Barbosa

Com a globalização veio um novo perfil profissional contábil, que tornou-se uma meta árdua, porém, gratificante para todos os profissionais da área contábil e graças a isso mudou suas característica dentre elas o mercado exigiu mais flexibilidade, preparo, dinamismo e conhecedor de pelo menos um segundo idioma, uma vez que sua participação tornou-se também internacional.

Abordou ainda as diversas áreas da contabilidade em que o profissional poderá se especializar e atuar, destacando com ênfase a necessidade real de especialização em cursos informática, idiomas, outros, pois, o mercado exige desse profissional preparo diante da complexidade dos negócios. Por fim, destacou ainda que o profissional deve ser visto como um comunicador de informações essenciais a tomada de decisões, pois a habilidade em avaliar fatos passados, perceber o presente e predizer eventos futuros, indicando o futuro das empresas.

Confira as fotos do evento no:
Perfil nº 2 do Orkut da FGF

Nenhum comentário:

Postar um comentário