terça-feira, 19 de abril de 2011

O contador de lucros


A obrigatoriedade de entregar a declaração do Imposto de Renda pela internet está fazendo com que os contribuintes, principalmente os mais velhos, aumentem o lucro dos escritórios de contabilidade.
O movimento deste ano já é 10% maior que em 2010 e deve chegar a, no mínimo, 20%. De acordo com o proprietário do escritório de contabilidade Globo, Pedro Melaré, o aumento de clientes já vem sendo registrado há três anos. “As pessoas percebem que entregar a declaração a um contador é mais fácil e cômodo”, afirma. “Muitas delas também não sabem mexer com internet ou como enviar os dados”.
No entanto, o empresário lembra que não adianta o contribuinte confiar a declaração ao contador faltando um dia para terminar o prazo de entrega. O principal motivo apontado é o grande congestionamento de dados que deve ser gerado na internet quando se aproximar do dia 29, último dia para o entregar o IR. “O ideal é que o contador tenha os dados do clientes com pelo menos três dias de antecedência”, explica o técnico contábil Eduardo Francisco Soares, responsável pelas declarações.

Desconectados
Não fale em internet para o aposentado Leonir Pitta. Para ele, a rede mundial de computadores deveria se chamar “infernet”. A aversão do aposentado é tanta que todos os anos ele entrega seus dados para que sua irmã envie a declaração. “Eu não sei mandar e nem quero aprender. Acho tudo muito complicado e não tenho interesse”.
Já o também aposentado Waldemar Hanser fazia declaração do IR por formulário até o ano passado. Desta vez, ele recorreu a um contador para ficar em dia com o Leão. “É mais fácil pagar para um profissional fazer do que ter de aprender tudo só para enviar a declaração”, justifica.

Números normais
Para o delegado da Receita Federal, Ângelo Bosso, o número de declarações entregues até esta terça-feira na região – 110.151 – pode ser considerado normal. “A pressa de entregar só bate no contribuinte quando faltar uma ou duas semanas para o fim do prazo”, afirma.
A expectativa do delegado é de que 350 mil pessoas entreguem a declaração até 29 de abril.
Já sobre a internet ser o único meio de entregar o IR em 2011, Ângelo Bosso afirma que partiu de um estudo da própria receita sobre os anos anteriores. “Em 2010, por exemplo, de todas as declarações, apenas 0,01% delas foram enviadas por formulários. Por esse motivo, a Receita resolveu extinguir esse método”.

Quais documentos levar para o contador
Alguns documentos pessoais básicos não podem faltar ao contador, como a última declaração de Imposto de Renda, últimas aquisições, vendas e informes de rendimento do trabalho e dos bancos. O preço médio é de R$ 70.

545
É o número total de declarações entregues na região, por meio do antigo sistema de formulário.

29 de abril é o último dia para a entrega
O contribuinte tem até 29 de abril para prestar contas. A pessoa deve entregar mesmo sem estar completo para retificá-lo mais tarde.

Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário