sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cuidado com as fraudes

Este ano o contribuinte deve ter mais cuidado com fraudes no Imposto de Renda. Algumas pessoas denunciaram o recebimento de uma carta enviada pelos Correios que solicita informações para atualização de dados cadastrais da Receita Federal. O contribuinte que receber esse tipo de mensagem não deve preencher nenhum tipo de dado, nem responde aos e-mails enviados.Em nota à imprensa, a assessoria da Receita Federal do Brasil esclarece que essas cartas são falsas e representam risco de fraude. Segundo a Receita, caso haja necessidade de fazer alterações na declaração, regularizações e consultas cadastrais, ele deve utilizar o site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br, no do portal chamado Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC).Para utilizar o e-CAC, é necessário gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital. E se o contribuinte não conseguir utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar uma Central de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal.
Dúvidas
Alguns contribuintes ainda apresentam dúvidas para o preenchimento das suas declarações. Uma das mais frequentes é quanto a apresentação de dependentes. Pode ser dependente a esposa, companheiro, o filho de até 21 anos ou 24 anos, desde que cursando ensino superior. Ou o filho de qualquer idade que não possa trabalhar devido alguma deficiência física e nesse caso é necessário apresentar laudo médico. Em relação ao casal homossexual, é preciso a comprovação de no mínimo cinco anos de relação estável, assim o companheiro pode ser dependente.
Lotes de restituição
São sete lotes a serem entregues para os declarantes. A distribuição começa dia 15 de junho e termina em dezembro. Os idosos com mais de 60 anos têm prioridade e o restante de contribuintes recebe de acordo com a ordem que declararam o IR.

Para não correr o risco de entrar na Malha Fina, a Receita Federal aconselha que o contribuinte não omita nenhuma informação e junte todos os comprovantes de pagamento de aluguel, serviços médicos particulares e despesas de educação.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Pessoas que tiveram rendimento de R$ 22.847, 25 no ano de 2010 devem declarar o IR. Mas devem estar atentas para indícios de fraudes. Caso tenham recebido cartas ou mensagem por email, devem descartar.


Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/03/24/noticiaeconomiajornal,2117022/cuidado-com-as-fraudes.shtml
Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário